Conhecendo um Pouco Mais da Lei Maria da Penha
Cartilha orienta como agir em casos de violência contra a mulher
A violência doméstica ainda é um grave problema a ser combatido no Brasil. As mulheres são as principais vítimas: a maioria tem entre 19 e 30 anos – e os homens agressores estão na faixa etária entre 31 e 40 anos.
Pensada durante as ações desenvolvidas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) em prol das mulheres, a cartilha “Conhecendo um Pouco Mais da Lei Maria da Penha” foi lançada com o objetivo é orientar a população (principalmente os mais jovens), por meio de quadrinhos, sobre os detalhes e os recursos da Lei Maria da Penha.
“A Lei Maria da Penha está em vigor há nove anos e, ao longo desse período, pudemos acompanhar a instalação de diversos serviços especializados de atendimento à mulher que está em situação de violência doméstica familiar”, afirma a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica), Lúcia Iloizio Barros Bastos. “O contexto de dominação é muito cultural e vai passando de geração em geração. Tais comportamentos são aprendidos pelos jovens”, ressalta.
Para ler a Cartilha clique no link abaixo: