Novos fluxos na busca por oportunidades: trajetória de jovens nas periferias da cidade
Novos fluxos na busca por oportunidades: trajetória de jovens nas periferias da cidade - Fernanda Fragoso Zanelli - São Paulo: Fundação Itaú Social, 2016.
A publicação de 2016 da autora Fernanda Zanelli teve como ponto de partida a escuta dos jovens, conhecendo os desafios e alternativas apontadas por eles em suas trajetórias. O objetivo é organizar recomendações para gestores e educadores sociais que estão à frente de ações para esse público.
"Na tentativa de mapear as manifestações juvenis, engana-se quem acha ser possível fazê-la com precisão. Movimentos juvenis ou fluxos crescem em nichos específicos, invisíveis para a maior parte da população. Um exemplo é o Fluxo de funk. Para além dos eventos de rua em que multidões se reúnem para dançar “o passinho” na órbita de carros com potentes sistemas de som, o Fluxo é um movimento organizado por jovens da periferia que responde basicamente a duas necessidades: a de ter espaços de socialização e lazer e a de produzir e divulgar produções culturais. Um caminho necessário, e ainda pouco comum, é buscar soluções a partir de parcerias com essas múltiplas juventudes, reconhecendo os movimentos e trajetórias que nelas pulsam. Os próprios jovens em suas diversas iniciativas, contradições e estratégias, muitas vezes anônimas, oferecem pistas para o enfrentamento dos problemas sociais que gestores tentam por décadas resolver". Fernanda Zanelli