O que é o sexto sentido?
Os cinco pilares da intuição
Por Pensar Contemporâneo
A intuição é tão natural quanto respirar, dormir ou comer. Todos nós temos intuição. Alguns de nós estão mais abertos a essa capacidade e conexão a informações mais elevadas do que outros, mas podemos todos aprofundar e desenvolver nossa intuição com algumas técnicas simples e rituais diários.
A intuição é a faísca, ou porta de entrada, para o conhecimento superior e para uma vida plena, fluente, sem esforço e pacífica. Todos os dias somos bombardeados por uma avalanche de informações, demandas e pressões que esmagam nossa vastidão em uma pequena realidade. Essa poluição de dados e sobrecarga de informação prejudica nossa intuição. Agora, mais do que nunca, precisamos dessa capacidade inata para nos guiar. Quanto mais perdidos estamos no ritmo da vida moderna, mais precisamos dessa âncora.
Nosso sexto sentido
A intuição é uma parte natural e inerente de nossa natureza. Quando você retira todos os comportamentos de estresse aprendidos, pressões, projeções mentais e camadas de bagagem, encontramos o esplendor de nosso verdadeiro eu. Essa natureza autêntica é pacífica, feliz e intuitiva. Cada um de nós tem essa capacidade de conhecer as coisas, sentir as coisas, ver as coisas e ouvir as coisas, além da nossa percepção consciente. A origem da palavra “intuição” é o verbo latino intueri, que geralmente é traduzido como olhar para dentro ou contemplar.
Há um corpo crescente de pesquisas sugerindo que há aspectos subjacentes não-conscientes da intuição. Entre esses aspectos da intuição envolvidos na percepção intuitiva estão a aprendizagem implícita ou o conhecimento implícito. A ciência agora está mostrando que o coração está envolvido no processamento e decodificação de informações intuitivas. A emoção e a intuição parecem estar também enraizadas no coração e no segundo cérebro do intestino. É daí que vem o termo, seus instintos intestinais.
A intuição é como um jetpack secreto e interno que ajuda você a fazer saltos quânticos em sua vida, um mapa que revela os atalhos, abre o caminho e contém as chaves para a sua felicidade. Isso está aumentando muito a intuição? Acho que não. Até os militares estão estudando os segredos da intuição.
Na esteira do julgamento intuitivo no campo de combate que salvou muitas vidas, pesquisadores americanos estão estudando o poder da intuição. Percebendo o perigo iminente, decidindo se os objetos são mísseis ou aviões comerciais, ou detectando bombas, há algumas situações em que um julgamento rápido precisa ser feito e onde vidas estão em risco. Os estudos da marinha dos EUA , com especialistas em ciência neural, cognitiva e comportamental, estavam tentando descobrir o que dá origem ao nosso chamado “sexto sentido” e como eles podem treinar marinhos para usá-lo. Um ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos chegou a escrever quatro livros sobre o assunto e acredita que a exploração de nossa intuição nos ajuda a superar a velocidade da luz. Entender o que é a intuição pode nos ajudar a reconhecê-lo.
O básico da intuição
A intuição é uma consciência instintiva. Na verdade, a intuição é algo misterioso e curioso, um pouco além da descrição. Quando você está sintonizado com a sua intuição, você tem uma compreensão inconsciente e um conhecimento sutil, e você é capaz de ver o quadro maior, ou ver o significado das coisas. É sensorial, não realmente um funcionamento cognitivo. A intuição está sentindo significado nas coisas, tendo uma compreensão de conceitos e conexões além do conhecimento cotidiano.
“A intuição não é uma forma única de saber – é nossa capacidade de manter espaço para a incerteza e nossa disposição de confiar nas muitas maneiras pelas quais desenvolvemos conhecimento e insight, incluindo instinto, experiência, fé e razão.” Brene Brown
Tanta intuição é inata que muitas vezes sentimos falta dela. Ou duvidamos disso. Muitos anos atrás, eu costumava sentir cotoveladas intuitivas e ignorá-las, duvidando de sua verdade. Eu rapidamente descobri que esses toques estavam sempre certos. Comecei a senti-los chegando fisicamente em mim, aparentemente uma parte de mim, mas além de mim. .
Inicialmente, projetei intuição em outras pessoas “espirituais”, ou médiuns, ou mestres. Ao projetar minha intuição e consciência psíquica em outras pessoas, perdi de vista a percepção intuitiva que sempre fora minha segunda natureza desde tão cedo na vida. Depois de muitos anos usando métodos externos para orientação, como cartas de tarô ou anjo, pêndulo etc., eu reconheci que a onda silenciosa de energia que viria sobre mim era minha intuição.
Eu podia sentir a qualidade dos pensamentos que surgiram na minha cabeça, vindo do meu lado esquerdo, como algo que não foi gerado pela minha própria mente. Comecei a distinguir entre mim e meus pensamentos e algo totalmente além da minha percepção consciente. Era mais quieto, mais gentil, mais sutil e uma energia altamente refinada. Realmente um sussurro, com um sentimento de algo tão gracioso, terno e puro, era inconfundivelmente de outro mundo.
Agora eu conheço esse sentimento instantaneamente e o sigo. Nunca está errado. E é precisamente porque vem tão naturalmente para mim que senti falta disso. Eu estava procurando por algo mais escandaloso, uma fanfarra de orientação, um anjo físico sentado no meu sofá. Uma vez que aceitei e confiei que a intuição é tão natural quanto respirar, minha jornada com a intuição se expandiu e cresceu, e os sussurros da intuição tornaram-se muito mais altos.
Os pilares da intuição
Há cinco pilares da intuição: confiança, conexão, aceitação, integridade e inocência. Esses pilares estão todos interligados e muito parecidos com ramos de uma árvore, se juntam como um todo para criar a magia da intuição.
A intuição é um fluxo, é como cair na música da vida. Ouvindo a música e compartilhando. A intuição é um dom de ser humano.
Confiar
A intuição é uma parte tão natural da nossa composição, é mais um caso de desaprender o que nos impede de ser intuitivo, em seguida, aprender a ser intuitivo. Uma das chaves para despertar sua intuição é a confiança. Confiança absoluta em suas impressões e uma base dessa confiança, através da ação baseada em suas impressões intuitivas. Quanto mais você confia e age (antes de duvidar de si mesmo), mais sua intuição crescerá.
Conexão
A conexão com você mesmo, especialmente com seu coração, com os outros e com a natureza, aumenta sua intuição. Então, quanto mais você puder estar na solidão, conhecer seu mundo interior, mais sua intuição florescerá. Você tem a oportunidade de curar qualquer dor que bloqueie seu coração, através da abertura a todos os seus sentimentos, especialmente a sua criança interior. A conexão a si mesmo também pode acontecer de outra maneira: quando a mente é distraída por algo e mantida ocupada – por exemplo, pelo ruído ambiente, uma atividade que mantém as mãos ocupadas ou ruído de fundo de baixo nível – muitas vezes é mais fácil de acessar criatividade. Existem vários escritores famosos que usam essa técnica para acessar um tipo de fluxo de consciência. Outros artistas usam para criar música.
Essa “zona”, que vem quando a mente está distraída, ajuda na intuição. Eu descobri essa técnica com intuição, através do trabalho com cartões oracle. No início as cartas eram a mensagem, depois as cartas se tornaram a “distração” e a mensagem era algo além das cartas. Cheguei a confiar no conhecimento interior, sentimentos, palavras e fragmentos visuais que aparentemente não tinham relação com as cartas. Quando a mente focou nas cartas, algo mais foi liberado e foi como se as cartas se tornassem um portal.
Aceitação
Nós gastamos muito da vida nos afastando, rejeitando, lutando. Lutando contra nós mesmos, nosso passado, nossos corpos, nossas crenças, nosso condicionamento. Então, levamos essa guerra interior para nossa vida diária e nos envolvemos em conflitos com os outros. A auto-aceitação leva a uma maior confiança e ajuda você a despertar sua capacidade intuitiva. Aceitar é aceitar todos os aspectos de nós mesmos. Não apenas os bons aspectos. Quando aceitamos que temos aspectos de caráter negativos, então paramos de escondê-los e lutar com nós mesmos. Uma prática diária de ficar quieto por cinco minutos, com as mãos no coração, e somaticamente se conectando com o seu corpo, primeiramente as sensações físicas, e então seus pensamentos e suas emoções, simplesmente observando, sem tentar mudar nada, irão ajudá-lo para desenvolver uma maior aceitação.
Integridade
Ser real e autêntico, acima de tudo consigo mesmo, libera o estrangulamento do nosso ego na intuição. A integridade está fazendo a coisa certa, dizendo o que você quer dizer e mantendo sua palavra, acima de tudo para si mesmo. É sobre ser autenticamente você. Muitas vezes as pessoas pensam que precisam se comportar de uma certa maneira para serem sábias ou “espirituais”. Na verdade, é o contrário. Expressar mais do que está verdadeiramente dentro de você, mostrar a si mesmo, sombra e tudo, é o caminho para se libertar.
Inocência
Quando você inicia a jornada de formar uma conexão mais profunda e autêntica consigo mesmo, abre a porta para a inocência. Muito do funcionamento intuitivo é mantido na espontaneidade infantil que todos nós temos. Conectar-se e nutrir esse aspecto de si mesmo ajuda a melhorar a intuição.
Então, o que limita sua intuição?
O medo abafa a intuição, assim como a ansiedade e o estresse. Nosso modo de vida ocidental moderno limita a intuição. Quanto mais sucumbimos à arrogância de acreditar que somos todos poderosos e todos sabem, mais construímos nossa intuição. Humildade e Inocência abrem a mente.
“A necessidade de ter certeza é o que silencia a voz intuitiva. Sentado na incerteza nos faz sentir ansiosos, vulneráveis e com medo. Começamos a procurar validação fora de nós, em vez de confiar no que vem por aí. ”Brent Brown
Uma nova pesquisa no coração mostra que nosso coração é uma inteligência criativa, conectada e dinâmica. Quanto mais liberamos nosso medo da dor que habita em nossos corações, e começamos a viver da sabedoria de nossos corações, mais a intuição pode crescer. Howard Martin, co-autor de Inteligência Cardíaca, diz que nossos pensamentos e sentimentos influenciam a química que regula nossa saúde: “A Inteligência Cardíaca liga o coração físico ao coração espiritual (energético). Através de sua extensa comunicação com o cérebro e o corpo, o coração está intimamente envolvido em como pensamos, sentimos e respondemos ao mundo. ”O HeartMath Institute está pesquisando o papel do coração no processamento e na decodificação de informações intuitivas. Esta pesquisa mostra o que sempre foi conhecido, que o coração é o centro de nossa natureza instintiva e intuitiva.
"Todos são cem por cento intuitivos sobre as coisas que precisam saber. Se há coisas que não são conhecidas, simplesmente lembra o que não precisa ser conhecido no momento. Enquanto muitos seres trabalham diligentemente no desenvolvimento de sua intuição, isso é feito na tentativa de saber mais do que cada momento proporciona. Não importa quão clara seja a sua intuição, você nunca verá ou saberá mais do que deveria ser revelado. De fato, sem sequer trabalhar no aperfeiçoamento do poder de sua intuição, você sempre saberá exatamente aonde ir e o que fazer no momento em que deve se mudar. Até que mais instruções sejam reveladas, a intuição não é sobre imaginar todas as percepções e mensagens que você está perdendo. É mais centrado na graça da fé sempre em expansão para confiar no que já sabe tudo, à medida que floresce em ser.”- Matt Kahn
Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/os-cinco-pilares-da-intuicao/
Traduzido de: http://azrielreshel.com/the-five-pillars-of-intuition/