Maria vai com as outras? Eu não!

   

Os riscos do efeito manada: seguir os outros nem sempre é a melhor escolha 

Por Samy Dana 

Quando você resolve tirar o dia para organizar seu armário e descobre lá dentro um casaco que comprou há mais de um ano, ainda com a etiqueta da loja, dá uma certa frustração, não é mesmo? "Eu não precisava dessa roupa e acabei pagando caro por ela, por que fiz isso?". O sentimento de culpa é compreensível, mas o impulso pela compra, por si só, não é a única justificativa. 

As tendências de moda, por exemplo, mostram claramente um viés de comportamento ao qual estamos sujeitos, conhecido em psicologia econômica como "Efeito Adesão". Na verdade, o termo é sinônimo do que conhecemos como comportamento de manada

De um modo geral, nos sentimos desconfortáveis em não fazer parte de um todo. Além disso, quando uma parcela grande de pessoas valida uma marca, um produto ou serviço como bom, nos parece mais cômodo e confortável confiar que aquilo tem qualidade, tendo em vista que possui um aval coletivo. Isso também nos poupa do esforço de validação. 

No entanto, a influência desse viés pode nos levar a tomar decisões financeiras ruins - que vão muito além de uma compra impulsiva de um casaco que estava na moda. No mercado financeiro, por exemplo, as bolhas costumam acontecer quando um grupo grande de investidores opta por um papel, sem que exista um fundamento específico para aquela aplicação - eles simplesmente seguem o efeito de manada. 

Sobre esse aspecto, vale a pena assistir ao filme “A Grande Aposta”, o qual mostra como aconteceu a crise imobiliária de 2008, nos Estados Unidos. Na trama, alguns poucos especialistas de mercado tiveram a coragem de apostar contra todo o mercado, ou seja, contra a economia americana. A decisão demandava um sangue frio que é para poucos, mas eles conseguiram prever o que o mundo viu como uma grande surpresa. 

Muitos empreendedores também incorrem no erro do comportamento coletivo. Muita gente se empolga com a ideia de um amigo que deu certo, com um projeto de startup que parece ótimo - pelo menos no papel. Ao ver uma série de reportagens de empreendedores que estão seguindo pelo mesmo caminho, seguir o comportamento deles parece ser razoável, e o planejamento detalhado para a viabilidade do negócio acaba ficando em segundo plano. 

Sendo assim, procure sempre questionar-se. Seguir o que todos estão fazendo nem sempre acaba com o melhor resultado. Ainda que seja desconfortável ter esse tipo de comportamento, ponderar suas escolhas com base em muita reflexão e questionamento é a chave para que você evite armadilhas financeiras e tomar decisões melhores.   

Fonte: http://g1.globo.com/economia/blog/samy-dana/post/os-riscos-do-efeito-manada-seguir-o-mercado-nem-sempre-e-melhor-escolha.html

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes