Amizades tóxicas?
Como Reconhecer um Amigo Tóxico
Os amigos tóxicos vêm em todas as formas e tamanhos; a coisa mais difícil sobre uma amizade tóxica é como ela pega você desprevenido. Embora você possa estar lidando com uma incrível negatividade e se sentindo horrível próximo ao seu amigo, pode levar um tempo para compreender que essa negatividade está sendo causada pela sua amizade. Conhecer os sinais de uma amizade tóxica também ajudará a evitar tal amizade, ou até a desenvolver uma, antes de mais nada. Eis os passos.
Preste atenção quando seu amigo te colocar para baixo.
Amigos são amigos porque eles nos apoiam. Eles não necessariamente têm de concordar com a gente, ou até mesmo compartilhar nossos gostos, mas eles tendem a ser respeitosos, se alegrar ou aceitar a diferença de atitudes e ações. Se seu amigo está constantemente dizendo coisas que lhe depreciam, que fazem você se sentir pequeno ou infeliz, ou se seu amigo te faz sentir indigno, você perdeu um amigo e ganhou um crítico. Se isto acontecer em uma base regular, você tem um amigo tóxico.
Desconfie de um amigo que fofoca sobre você.
Qualquer amigo que conta histórias sobre um amigo não é amigo. Em vez disso, essa pessoa está com você apenas pela oportunidade de recolher detalhes para espalhar para os outros. Se você descobrir que isto está acontecendo, você está com um amigo de tóxico. Tenha cuidado com suposições, no entanto. Se seu amigo escorregar uma vez, esta pode ser apenas uma situação de não lidar com as coisas corretamente e ele pode se desculpar por isso. Se isso acontece regularmente, no entanto, o padrão deve servir para avisá-lo.
Considere cuidadosamente o escárnio.
A zombaria pode começar dentro de uma amizade como coisas simples, suaves, como apontar o erro de alguém por meio de ternura ou afeição genuína. Se isso se torna a maneira normal de se relacionar, no entanto, especialmente na frente de outras pessoas, então você tem uma receita para uma amizade tóxica. Depois de um tempo, pode ser muito fácil para um amigo usar isso como um mecanismo de defesa, para afastar a crítica de si mesmo e descarregar isso em você. Neste caso, você se torna o alvo que seu amigo usa para receber ataques potenciais contra ele.
Considere seus sentimentos sobre seu amigo e o tempo que passam juntos.
Pergunte a si mesmo:
Isso é algo que seu amigo começou a fazer agora, ou vem acontecendo há muito tempo?
Passar o tempo com seu amigo o faz se sentir defensivo ou chateado?
Você gasta tempo justificando o seu próprio comportamento, quando próximo de seu amigo, ao invés de se sentir "normal" quando está com ele?
Você está feliz com esse amigo?
Você se sente diminuído, atacado, usado?
Essa amizade passa a sensação de ser desequilibrada, e de demandar muito trabalho duro para ser mantida?
Você se sente culpado por coisas que acontecem com seu amigo?
Seu amigo já traiu uma confidência sua?
Este relacionamento o faz sentir em uma competição, invés de em uma amizade equilibrada e carinhosa?
Reconheça o que constitui uma amizade saudável.
É importante olhar para as coisas por um prisma positivo, mesmo em uma situação negativa, para ajudá-lo a equilibrar seus sentimentos e a interpretar a situação. Uma boa e saudável amizade envolve o sentimento de que vocês estão apoiando um ao outro, atuando como uma caixa de ressonância para o outro. Bons amigos não competem negativamente; se houver concorrência, reconhece-se abertamente que as realizações do outro são louvadas e apreciadas igualmente. Bons amigos cuidam um do outro e guardam segredos entre si. Bons amigos gastam tempo ajudando uns aos outros a superar essa adversidade em vez de criá-la e mantê-la. Boas amizades são relações nas quais ambos se sentem naturalmente bem. Mesmo que uma amizade precise ser trabalhada, como qualquer relacionamento, uma boa amizade não parece um trabalho; parece uma construção de bases e cuidar de um jardim; agradável, interessante, gratificante e repleta de reciprocidade.
Aja sobre seus sentimentos e analise situação.
Se você reconhecer os sinais de uma amizade tóxica, termine-a e siga em frente. Não vale a pena preferir uma amizade, em detrimento da sua saúde, auto-estima e felicidade.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Reconhecer-um-Amigo-T%C3%B3xico
Para Saber Mais: Jan Yager, When Friendship Hurts, Touchstone, Canada, 2010.