Saúde mental e astrologia?
Hospital da Argentina está usando astrologia para tratar pacientes com problemas de saúde mental
A ideia do Hospital Pirovano, na Argentina, é ajudar na busca por respostas
Por Merelyn Cerqueira
Um hospital em Buenos Aires está oferecendo aos pacientes do departamento de saúde mental uma oficina chamada “conhecer a si mesmo através das estrelas”. A ideia é ajudá-los no tratamento de doenças como depressão e ansiedade por meio de uma compreensão de suas personalidades astrológicas, conforme informações da Science Alert.
Apesar de não haver evidências científicas de que o alinhamento das estrelas no momento do nascimento tenha influência sobre a personalidade, ou possa prever eventos futuros na vida, o workshop de astrologia já começou a funcionar. Liderado pela astróloga Claudia Rico, ele funciona durante 90 minutos por semana para os pacientes do Programa de Saúde Mental Barrial do Hospital Pirovano (PSMB).A premissa básica é que a astróloga desenvolva mapas astrais para cada paciente e a partir de seu horóscopo, possa interpretar experiências de vida, tanto no passado quando o “escrito nas estrelas” para o próximo mês.
“Emoções e sentimentos são misturados com a astrologia para ajudá-los a entender o ‘porquê’ e o ‘para quê’ de cada experiência de vida, sendo elas boas ou dolorosas”, disse Rico ao portal Quartz. “A astrologia terapêutica tenta gerar um equilíbrio entre os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais dos seres humanos”. A proposta foi apresentada pela astróloga em outubro de 2015 e foi aprovada pelo Coordenador Geral do PSMB, a fim de se tornar uma opção oficial de tratamento.
No entanto, e compreensivelmente, alguns cientistas estão indignados com a decisão. Andrés Golombek, professor na Universidade de Quilmes, na Argentina, disse que o programa é “absolutamente terrível”. “A astrologia pode ser inofensiva, é claro, a menos que dê orientações e instruções sobre como proceder com, por exemplo, uma doença ou tratamento médico”, disse ele. “E, de fato, ter um programa como esse organizado dentro de um hospital pode levar a uma suposição completamente falsa de que a astrologia pode ter algum tipo de fundamento científico. Estou horrorizado com essa perspectiva”, acrescentou.
Conforme reportado pela Science Alert, em teoria, a execução de um workshop que recebe pessoas falando sobre experiências passadas e futuras não é, necessariamente, ruim. Graças ao “efeito placebo” natural, isso poderia ser benéfico para alguns pacientes. A questão, no entanto, é que a astrologia não possui qualquer respaldo científico, e isso possa perpetuar a ideia de que influencie a vida ou ajude as pessoas com graves problemas de saúde mental. Até o momento, o Hospital Pirovano não respondeu oficialmente às queixas. Um porta-voz do programa disse ao Quartz que se trata apenas de uma oficina comunitária e não uma forma de psicoterapia profissional. “Seu objetivo não é curar, mas prestar apoio”, disse.
Fonte: http://www.jornalciencia.com/hospital-da-argentina-esta-usando-astrologia-para-tratar-pacientes-com-problemas-de-saude-mental/