Para saber ensinar, é preciso saber aprender
José Antonio Fernández Bravo: "Para saber ensinar, é preciso saber aprender"
José Antonio Fernández Bravo é doutor em Educação, professor do Centro de Educação Superior Dom Bosco-UCM de Didática da Matemática e Desenvolvimento do Pensamento Lógico e Matemático e Prêmio de Metodologia Criativa (Itália, 2009) com o livro “Problem solving mathematicians. Criatividade e raciocínio nas mentes das crianças "
Se José Antonio pudesse ter sido o protagonista de uma história, sem dúvida, seria Viagem ao Centro da Terra. Nas viagens que o marcaram, lembra-se de uma em que um familiar muito querido não pode lhe acompanhar e tem a certeza de que foi a primeira vez que sentiu saudades de alguém.
Os professores são empáticos, ouvem e compreendem seus alunos?
Para saber como se ensina, é preciso saber como se aprende, captar suas preocupações e interesses e levar em conta suas reações e propostas. É preciso admitir nos desejos de quem ensina as necessidades de quem aprende, e fazer coincidir o mais cedo possível - a ilusão compartilhada - estes com aqueles. Compartilhar é pensar com o outro. Os resultados do ensino só podem ser medidos pelo progresso da aprendizagem. Hoje já se sabe que não há aprendizagem onde não haja desafio -de quem ensina- capaz de provocar em quem aprende uma necessidade que quer conhecer. Você tem que trabalhar para as crianças, com as crianças. No perfil de qualquer professor deve estar a empatia, a capacidade de ouvir, compreender e compreender.
O que significa ouvir os alunos?
Ouvir implica ensinar com o cérebro do aluno; pergunto por que eles fazem o que fazem e por que dizem o que dizem e encontram respostas; observar e compreender seus interesses, suas reações, suas experiências e expressões; modificar ações com base na necessidade do aluno; provocar sorrisos e vontade de continuar aprendendo; assegurar que novos horizontes sejam abertos, que novas tarefas surjam, que novos níveis de conhecimento e intuição se materializem; (…) Ouvir é parar de ouvir você. Quando você ouve as crianças, tem que ouvir suas palavras para ver o que elas pensam, não para ver o que dizem.
Como você faz isso?
Quando falo com eles, o objetivo não é que me ouçam, mas sim que eu os possa ouvir. Não é falar para ser ouvido, mas antes falar para ouvir; Não é uma questão de eles me seguirem, mas sim de que eu possa segui-los. Isso pode ser mal interpretado e pensar que estou dizendo que não é importante que as crianças nos ouçam; E isso está longe de ser o que quero transmitir, porque é preciso ouvir para educar, além de educar para ouvir. O que quero dizer é que se você não os ensinar a ouvir, eles não aprenderão a ouvir, e a única maneira que conheço é dando o exemplo. Em meu último livro: O Sorriso do Conhecimento, a importância de ouvir é discutida em profundidade: ouvir para ensinar e ouvir para aprender.
Quais são os benefícios derivados?
Os benefícios derivados de ouvir são inimagináveis para a satisfação; e, por evolução, surpreendente tanto para quem ensina como para quem aprende. Se ouvirmos, contamos com o que o outro nos diz e temos dados concretos para canalizar com maior êxito a nossa intervenção educativa. Sentir-se envolvido no processo educacional ajuda-os a acreditar em si próprios e nos outros e a aumentar a sua confiança. Eles entendem que encontrar algo é o resultado de um processo de busca que é feito em conjunto, e não o resultado de uma informação dada pelo professor sem a possibilidade de: provar e refutar, questionar, intervir para verificar, considerar suas evidências para compatibilizá-las com é realidade. E não se trata mais de superar conteúdos, mas de adquirir conhecimento. Conteúdo é o que é ensinado e conhecimento é o que é aprendido.
Os professores ensinam os alunos, mas ... os alunos podem ensinar os professores?
Se o professor presumir que já sabe tudo, será difícil aprender com nossos alunos. Os alunos podem ensinar muito aos professores apenas se os professores quiserem aprender. Para fazer isso, temos que nos colocar questões como: Até que ponto minhas formas de ensinar coincidem com as suas formas de aprender? Se eu tivesse usado um procedimento diferente do que usei, teria obtido resultados mais satisfatórios?
Às vezes, as respostas das crianças surpreendem os professores.
Também temos que acreditar em princípios e critérios que nos façam entender que nenhuma criança quer fazer algo errado ou dar uma resposta errada, então sempre há um porquê naquela ação ou expressão que dela obtemos. O fato de as respostas que recebo das crianças não coincidirem com as que espero delas, não significa de forma alguma que elas não raciocinem, mas sim que há uma discrepância entre o que espero e o que recebo. Para aprender com nossos alunos, temos que aprender a ouvi-los. Quem te pergunta o que ver não está à tua disposição, mas quem te oferece o seu olhar.
Qual a importância da motivação no processo de aprendizagem?
A motivação é essencial para qualquer aprendizagem, em qualquer momento e em qualquer idade. Mas que motivação procuramos? Às vezes, fazemos com que eles motivem algo que nos convém como professores. Essa motivação, embora inicialmente possa nos servir, perde força rapidamente porque não parte deles - de uma fonte interna-, mas é fornecida por outros - de uma fonte externa-. Quando você precisa dormir, é inútil motivá-lo a ficar acordado.
E o que você acha que motiva os alunos hoje?
Motiva a tomada de decisão própria e descobrir o que construir, o que criar, o que desfrutar. O que fazemos agrada a eles ou aos adultos que estão com eles? O que motiva os alunos não é fazer para saber, mas fazer porque sabem. Nesse sentido, seria preciso ensinar a partir do saber, saber mais; nunca desde não saber. Adoram falar, intervir, participar, ser construtores de algo e estar cientes disso. Eles adoram descobrir, se surpreender...
Nem sempre é fácil fazê-los se maravilhar ...
Quantas perguntas fazemos a eles cujas respostas já esperamos? Isto pouco motiva, e mais quando o aluno percebe. Quantas perguntas fazemos às quais não sabemos? O que você pensa sobre…? O que você faria para ...? Você concorda com ...? O que você mudaria…? O que você adicionaria ...? Eles ficam entusiasmados em acreditar que foram eles que descobriram isso, em acreditar que foram eles que conseguiram explicar a você o que você tinha que explicar a eles. A melhor opção de vida é investir na ilusão.
Qual é o valor da novidade como ferramenta motivacional?
Novo é o que produz uma sensação diferente da usual. O novo provoca curiosidade, mas se essa curiosidade não educar admiração, não fará parte de nenhum recurso motivador. Diante de situações inéditas, o cérebro tende a responder com alto grau de curiosidade e interesse: o início de uma etapa escolar, o início de um tema, os primeiros passos de uma matéria, o uso de um recurso ou material, .. A metodologia utilizada nestes inícios é uma variável que afeta o aspecto motivacional da posição inicial, podendo: aumentá-lo, mantê-lo ou diminuí-lo. O cérebro armazena na memória com extrema fixação os sentimentos gerados pela emoção recebida. A partir desse momento, o cérebro toma a decisão de aceitar ou rejeitar o tema ou experiência iniciada, tendo um impacto considerável no aprendizado subsequente que pode estar relacionado aos tratados.
Os meninos e meninas estão cientes do que estão aprendendo e para que serve?
Normalmente eles não têm consciência do que estão aprendendo e muitas vezes se perguntam para que serve isso? No entanto, os alunos nunca fazem essa pergunta quando entendem os conceitos que estão aprendendo e se envolvem nessa compreensão. Geralmente perguntam para que serve, não tanto pela utilidade, mas pelo sentido que traz para eles aprenderem algo que eles sabem como se chama, mas não sabem o que é, o que significa. Essa própria falta de compreensão marginaliza a aplicação do que foi aprendido. Eles não o reconhecem nem na vida real, nem na aquisição de outros conhecimentos do mesmo objeto de estudo ou de outro. Eles também são frequentemente questionados para que serve? quando não estão envolvidos na construção do conhecimento. Para que serve isto? é uma forma de dizer ao adulto: Onde estou nesse processo? Quão importante eu sou? Que lugar eu ocupo? Quanto importa o que eu penso, o que percebo, o que sinto? Em que parte de mim coloco o que estou recebendo? É preciso levar em conta os dois sentidos de uma mesma direção de lucro: envolvimento e compreensão.
Então, isso os motiva a saber, a entender as coisas que aprendem?
Antes falamos sobre motivação e o que os motivou. E, por experiência própria, posso dizer que saber os motiva. Sim, eles adoram entender as coisas que são explicadas a eles, que são trabalhadas em sala de aula. Eles adoram entender e dar sentido e significado ao que estão aprendendo. E, ao contrário, tendem a rejeitar rapidamente o aprendizado que devem aceitar sem qualquer compreensão. Ousaria dizer que uma das variáveis facilitadoras da motivação mais importantes é a compreensão.
Você poderia compartilhar alguns dos aprendizados que seus alunos lhe ensinaram?
Eles me ensinaram e continuam a me ensinar:
- Que queremos torná-los mais velhos e eles querem que sejamos pequenos. Certa vez, uma criança me disse: "Quando vocês são pequenos como eu, vêm à minha escola para brincar juntos."
- Eles não ouvem o que você diz, mas o que você faz.
- Que você não pode trabalhar em projetos sem perceber que cada um de seus alunos é um projeto de vida.
- Distinguir os deveres e esforços necessários dos desnecessários. Que os deveres e esforços necessários são necessários, aqueles que não são necessários são desnecessários.
- Quanto erro se comete quando se pede a uma criança mais do que ela pode realizar, como quando ela é privada do que pode realizar.
- Que são os nossos silêncios que conquistam a sua voz.
- Que bom aluno não é só aquele que você desenvolve, mas também aquele que o desenvolve. Todas as crianças me ensinaram a ensinar. Eles me ensinaram tudo. A lista seria interminável.
- Quando uma pessoa se prepara para ensinar, ela só pode saber o que sabe e o que precisa saber com base no que a outra aprende. Sem eles, eu não teria sabido. Por isso digo que eles me ensinaram e continuam a me ensinar tudo.
O que devemos nos perguntar antes de avaliar?
Seria preciso perguntar o que avaliar? e como avaliá-lo? Os sujeitos não são fins, são meios para o desenvolvimento integral da pessoa: para o seu conhecimento, para o seu estado emocional, para ousar ..., para acreditar ..., para discutir sobre ..., para procurar argumentos a favor, por ter o outro em vista…. Isso não quer dizer que não seja importante adquirir conhecimentos, mas que, só isso, já não é suficiente se não nos questionarmos quanto aquela aquisição nos permitiu: acreditar e confiar em si mesmo, valorizar o outro, ouvir e atender propostas diferentes das suas, etc. A questão fundamental não é quão bem a criança executa o símbolo que ela produz, mas quão bem o símbolo que ela produz faz para a criança.
A memorização é uma boa estratégia de aprendizagem?
A memorização responde aos desejos do professor, mas são as memórias que respondem às necessidades do aluno. A questão não é o que eles deveriam memorizar, se não, do que eles precisam se lembrar? O que é percebido é esquecido de acordo com o grau de atenção, o que é pensado é esquecido de acordo com o grau de envolvimento, mas o que é sentido nunca é esquecido. O que avaliar? É claro que você deve avaliar o quanto eles contam, mas também deve avaliar como eles se sentem quando estão contando.
Os sistemas de avaliação que se realizam atualmente nos permitem realizar um ensino adequado aos tempos em que vivemos?
Os sistemas de avaliação que hoje se realizam não permitem um ensino adequado porque são eles que decidem o que aprender, como e quando aprender, sem respeitar as necessidades de quem ensina e de quem aprende. Subordinam o trabalho do capital humano à obtenção de um conjunto de respostas associadas a um conteúdo, sem levar em conta os resultados de estresse, inquietação, memorização pouco inteligente, confiança, estado emocional, sentimentos, capacidade de estabelecer relações, argumentação, conhecimento, etc. . O que leva o professor a prepará-los para essa avaliação, em vez de prepará-los para saber.
Que ferramentas podemos usar em sala de aula para aprimorar o pensamento crítico?
Todo ensino sério e responsável se preocupa em colocar à disposição do educando: autonomia, observação e crítica. Sem dúvida, a melhor ferramenta para aprimorar o pensamento crítico é fazer perguntas. Isso envolve o uso paralelo necessário de materiais e recursos; e basear a aula na investigação e investigação, ao invés de informação e afirmação. Para que aprendam a fazer perguntas a si mesmos, é necessário ensinar perguntando. Para fazer isso, você tem que fazer uso do método socrático, do método científico, do método regressivo, do método intuitivo, do ... Que tristeza me causam essas escolas que usam apenas o método ABC pela qualidade, porque de alguma forma estão perdendo o resto do alfabeto. Qualidade é construir a escola que não existe para o aluno que não chega.
Na sua opinião, quais são as habilidades mais importantes que um bom professor deve ter?
Sorria, acredite no que você faz, saiba ouvir e dominar o seu assunto. Por sorrir compreendo dedicação e generosidade, adaptando-me ao formando e oferecendo proximidade, alegria e tranquilidade.
Quando você acredita no que faz, o programa está disponível para você e não você está disponível para o programa. Há uma grande diferença entre fazer o que está programado e programar o que você quer fazer.
Já falamos sobre a importância de ouvir antes.
E sobre a importância de dominar o assunto?
É essencial que eles dominem o assunto. Cada vez mais teremos que ensinar o que não sabemos, mas será essencial fazê-lo pelo que sabemos, e não, pelo que não sabemos. Quem domina o assunto sabe perguntar e distingue claramente o procedimento, o objetivo e a finalidade. Uma ferramenta é a formulação de perguntas, mas o procedimento é ouvir, o objetivo é obter respostas e a finalidade é saber. O professor é feito todos os dias a partir de uma formação constante e permanente.
Estamos tão preocupados com a educação do futuro que não prestamos atenção à educação do presente?
Às vezes se perde de vista que o propósito é saber. E que esse conhecimento deve contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa. Além de ensinar disciplinas por meio da vida real, a vida deve ser ensinada por meio de disciplinas. Olhamos tanto para o futuro que não vemos, que não vemos o presente que nos olha. E o que nós ensinamos a eles; por exemplo: quantas maneiras diferentes de subtrair? Se digo que isso é subtração, estou dizendo que tudo o que não é feito assim não serve para subtrair. Se eu ensinar cinco maneiras diferentes de subtrair, estou preparando você para entender que haverá outras para descobrir e outras para inventar. O futuro se constrói com o presente que agora vivem.
Fonte: http://blog.tiching.com/jose-antonio-fernandez/